Na St. Paul’s School, acreditamos que a educação é mais do que livros didáticos e experiências na sala de aula; é uma jornada transformadora que vai além dos muros da escola e ajuda a formar cidadãos globais. À medida que os alunos embarcam na sua jornada educacional, e especialmente durante os anos do IB, as iniciativas de serviço comunitário tornam-se grandes oportunidades para colocar em prática valores escolares como Bondade, Inclusão e Aventura.

Para a Fundação St. Paul’s, o envolvimento no serviço comunitário não só beneficia diferentes populações, mas também desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos completos, empáticos e socialmente responsáveis. Embora nossos alunos também sejam grandemente beneficiados pela generosidade de nossa comunidade escolar, eles também são agentes de transformação da sociedade. Uma das maneiras de transformar isso em realidade é participar de projetos de serviço comunitário, e St. Paul’s oferece uma série de atividades desse tipo.

Nossos alunos do Lower 6, Mariana e Enzo, se juntaram ao “Mãos na Massa” – uma organização liderada por alunos cuja missão é melhorar a vida de pessoas com deficiência que vivem em áreas carentes de São Paulo. Para fazer isso, os alunos ajudam a construir ou reformar casas que não são seguras ou adequadas para eles.

Enzo contou que ouviu falar do Mãos na Massa pela primeira vez em 2022, ainda matriculado no curso preparatório da Fundação. “A importância e relevância do projeto despertaram minha curiosidade e desde então quis saber mais sobre ele. Como aluno da St. Paul’s em 2023, me tornei um de seus voluntários e foi extremamente gratificante ver o impacto que o Mãos na Massa tem na vida de inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade social em São Paulo. O dia a dia do Projeto exige muito esforço e vários de nossos finais de semana são dedicados a esse trabalho.”

Outro de nossos bolsistas, Gregório, que agora está no Upper 6, participou de uma experiência de work shadowing na Cruz Vermelha no ano passado. Esta foi uma atividade oferecida pela escola, ao ligar os alunos do 6th Form à organizações, para lhes proporcionar uma amostra de diferentes carreiras.

“Durante meu work shadowing, tive a oportunidade de conhecer profissionais extremamente qualificados de diversos departamentos, como projetos sociais, Restabelecimento de Laços Familiares (RLF), doações e marketing. Meu trabalho envolveu diversos processos, desde a montagem de planilhas e relatórios até a interação direta com os beneficiados pelo trabalho Cruz Vermelha.”

Ele acrescenta ainda que o voluntariado na Cruz Vermelha foi a realização de um sonho. “Sempre sonhei em fazer parte da mudança e, através de organizações de relevância internacional, poder contribuir para tornar o mundo um lugar melhor.” Graças a essa experiência, Gregório iniciou seu próprio projeto social na escola, para arrecadar doações para instituições de ajuda humanitária, como a própria Cruz Vermelha.

Além destas duas experiências, também temos bolsistas que participam no projeto One Goal – outra organização liderada por alunos que, todos os meses, visa uma questão social específica – e Girl Up, que se concentra na equidade para meninas e mulheres em espaços onde não são representadas.