A St. Paul’s School é referência no uso de tecnologia e foi reconhecida como uma Apple Distinguished School e Microsoft Showcase School. Embora a tecnologia faça parte do dia a dia dos nossos alunos, a escola também reconhece a importância de encontrar um equilíbrio no que diz respeito ao tempo de tela, para evitar danos ao bem-estar, à aprendizagem e ao seu desenvolvimento.

A Fundação St. Paul’s reconhece que a tecnologia deve ser uma aliada da educação. Sabendo disso, pedimos à vice-diretora da St. Paul’s, Zeba Clarke, que compartilhasse dicas sobre como pais e filhos podem gerenciar a vida digital de maneira eficaz e aproveitar ao máximo a tecnologia de maneira produtiva e saudável:

Roteiro para um Detox Digital
por Zeba Clarke

Em primeiro lugar, precisamos ser honestos com nós mesmos – e podemos usar os nossos dispositivos para nos ajudar a registar quanto tempo passamos num determinado site ou plataforma. Se forem mais de 2 horas de tempo de tela não relacionado ao trabalho ou estudo, provavelmente é tempo demais.

Sabemos que não mais do que duas horas de tela é o máximo que deveríamos gastar assistindo TV, jogando em nossos laptops ou acompanhando fotos de bichinhos no Instagram. A maioria dos telefones e laptops agora tem maneiras de nos ajudar a bloquear a Internet para que possamos evitar a procrastinação e ficar longe dos cachorrinhos.

Cada criança deve fazer no mínimo 60 minutos de atividade física todos os dias: e nelas não são necessários telefones! Pode ser uma caminhada, praticar basquete, dançar ou fazer ioga, pular na cama elástica ou até fazer malabarismos.

Podemos ter “zonas” sem telefone em casa: a melhor maneira de reduzir o tempo de tela é garantir que todos os dispositivos – TVs, computadores, tablets e telefones nunca entrem no quarto. Leitores de e-books especializados, sem luz azul e com acesso limitado apenas aos livros, são adequados, mas, caso contrário, os quartos devem ser mantidos livres de dispositivos.

Outro local sem dispositivos deve ser a mesa de jantar – e é bom garantir que os horários das refeições sejam momentos em família, onde as crianças e os pais tenham a oportunidade de conversar uns com os outros.

Finalmente, uma excelente forma de ajudar as crianças a reduzir o tempo de tela é brincar com elas – tanto jogos tradicionais como cartas ou jogos de tabuleiro, como também videogames. Geralmente eles jogam muito melhor do que nós, e muitas vezes a brincadeira acaba antes que você perceba!