Professores voluntários compartilham sua experiência no Curso Preparatório da Fundação St. Paul’s

O Curso Preparatório é a etapa mais longa e intensa do Processo Seletivo da Fundação St. Paul’s. Os candidatos têm aulas presenciais três vezes por semana e abordam diversas disciplinas. Essas aulas são ministradas por professores voluntários da St. Paul’s School.

As aulas do Curso Preparatório variam de disciplinas mais “tradicionais”, como Matemática e Inglês, até disciplinas que os candidatos talvez nunca tenham encontrado antes, como Perspectivas Globais e Ciência da Computação.

Esta experiência proporciona muitas novas oportunidades aos nossos alunos: além de possivelmente serem apresentados a novos tópicos, os alunos também podem rever um conceito com o qual já estão familiarizados, mas que agora está sendo apresentado de uma forma diferente.

Um dos principais critérios para o Programa de Bolsas é a atitude e motivação do candidato para se envolver em novas oportunidades. Devem demonstrar paixão por aprender, curiosidade e gostar de novos desafios. Por esse motivo, os alunos da Fundação estão, em sua maioria, muito entusiasmados e ansiosos para aprender, dispostos a tirar o máximo proveito de cada aula. Essas características são apontadas por todos os professores voluntários. Rosie Twells, professora de Inglês, afirma que: “Tem sido ótimo compartilhar essa experiência com os alunos, que são tão empenhados e entusiasmados durante as aulas.”

Daniel Hall, que ministrou diversas aulas de inglês no Curso Preparatório durante seus dois anos em St. Paul’s, acrescenta que fica frequentemente impressionado com a mente aberta dos candidatos. “Conseguimos ter discussões profundas e recebi alguns trabalhos fantásticos, criativos e originais, que demonstram verdadeira empatia e perspicácia. Embora sejam os alunos que ganham bolsa, a vitória é mesmo para a escola, pois a presença deles aqui é enriquecedora para toda a nossa comunidade.”

Fábio Hirano, que leciona Ciência da Computação no Curso Preparatório, concorda que ser professor voluntário dos nossos candidatos é “uma relação ganha-ganha”: “Todos os anos, conheço os candidatos e compartilho um pouco de como são as aulas na St. Paul’s. Em troca, eles me trazem novas perspetivas, o que contribui sempre para a minha prática docente ao acrescentar novas ideias para diversificar as minhas próprias aulas”.

A Fundação St. Paul’s tem como objetivo oferecer oportunidades transformadoras desde os primeiros momentos do Processo Seletivo. Graças ao apoio de toda a comunidade – Funcionários do São Paulo, doadores, alunos e pais – podemos proporcionar experiências positivas e únicas a todos os alunos participantes do processo seletivo, principalmente os do Curso Preparatório, mesmo que não se tornem bolsistas.