A janela de inscrição para o processo seletivo 2024 do programa de bolsas de estudos da Fundação St. Paul’s se encerrará em breve, em 13 de março às 17h. Conforme os últimos dias do processo de matrícula se aproximam, pedimos ao Sr. Augusto Neto, professor da St. Pauls e mentor no nosso programa de bolsas, para compartilhar dicas e informações importantes para os potenciais candidatos.

Perguntamos a ele quais qualidades são imprescindíveis para quem tem interesse em se inscrever e como o candidato pode melhorar sua inscrição e aumentar suas chances de avançar no processo seletivo. Confira!

1. Como você definiria o aluno bolsista St. Paul’s?

O aluno bolsista de qualquer escola, mas da St. Paul’s School especificamente, é um aluno de muito talento, na verdade, de muitos talentos diferentes.

Chegam até nós candidatos dotados de um talento acadêmico de destaque, com históricos acadêmicos muito bons. Mas além disso, existem também aqueles que possuem uma combinação de excelente performance escolar com talento esportivo e talento cultural, com habilidades musicais ou artísticas. São realmente alunos multitalentosos.

2. Quais características são essenciais para qualquer estudante que queira concorrer a uma bolsa de estudos em uma escola internacional?

O mais importante é, para qualquer tipo de candidatura, saber o máximo possível sobre o seu alvo. Então, se você pretende se candidatar a uma bolsa em uma escola, é importante ter o máximo possível de informações sobre todo o processo seletivo daquela escola e entender também como é a realidade daquela instituição. Você pode, por exemplo, descobrir que você não é um match para a escola, ou que aquela escola não é um match para você. Você não seria feliz naquele ambiente, então para que se candidatar?

Descobrir o máximo possível de informações sobre o ambiente antes de você se candidatar a uma oportunidade é sempre a melhor forma de entrar no processo seletivo. Por exemplo, se a instituição a oferecera bolsa for uma escola internacional cuja língua de instrução é o inglês, você precisa necessariamente falar inglês ao nível requisitado pela escola. Se você quiser de repente se candidatar a uma bolsa em uma escola onde a língua de instrução é o francês, você precisa falar francês o suficiente para se candidatar a essa vaga.

Então, descobrir o máximo possível sobre a escola e sobre sua realidade é essencial para saber se, na verdade, você está se candidatando apenas pela possibilidade de conquistar uma bolsa, o que obviamente é um motivo interessante, ou se na verdade você está se candidatando porque vê naquela escola um lugar em que você deveria estar.

3. Qual conselho você daria a qualquer estudante que queria se inscrever no processo seletivo da Fundação St. Paul’s?

Vá ao nosso site e leia todas as informações necessárias. Lá você encontra tudo o que você precisa. Se tiver perguntas, entre em contato conosco através do site. Venha à escola, dê uma olhada nos nossos contatos e fale com a gente para saber mais sobre o processo seletivo.

Procure também as redes sociais. Existem as redes sociais da Fundação St. Paul’s em diferentes plataformas, lá você encontra informações, de repente tem contato com alunos que já são bolsistas.

Procure saber também sobre a escola, assim você pode decidir se inscrever em nosso programa de bolsas com o máximo de informações possíveis, o que te ajuda a descobrir se a escola St. Paul’s é o lugar que vai te ajudar a chegar aos objetivos que você tem para o futuro.