A Fundação St. Paul’s abre as inscrições para o processo seletivo de bolsas de estudos para 2024 na próxima segunda-feira 30 de janeiro, às 8h da manhã. Esta é uma hora esperada por muitos estudantes e suas famílias, que desejam aproveitar ao máximo a oportunidade de concorrer a uma bolsa integral de estudos na St. Paul’s School, escola internacional britânica que é referência em Educação no país.

As inscrições envolvem o envio de documentação e materiais como uma redação e um vídeo em inglês, além de atenção aos critérios descritos aqui em nosso site – nesta página que explica tudo sobre o processo seletivo. Mas neste texto a equipe da Fundação deixa dicas sobre as principais características que buscamos no perfil do candidato e que o ajudam a ter um melhor desempenho ao longo do processo de seleção.

Gostar de estudar – para se candidatar o aluno precisa ter um histórico escolar sem reprovações e com excelentes notas. Mas o mais importante é que ele goste de estudar e aprender coisas novas! A Fundação busca alunos que tenham o espírito de aproveitar ao máximo as experiências educacionais e se sinta motivado por novas oportunidades acadêmicos.

Ser resiliente e gostar de desafios – o processo seletivo da Fundação St. Paul’s é pensado para que o aluno se divirta e aprenda durante as etapas, mas também tem vários desafios. Enviar documentos e materiais com cuidado e atenção, escrever e falar inglês, fazer provas até então desconhecidas… sem contar que o processo seletivo dura até 18 meses, considerando todo o curso preparatório. E isto enquanto o aluno ainda está matriculado em sua escola atual! Por isto, é importante que o candidato busque desenvolver sua capacidade de adaptação a mudanças e flexibilidade, e que busque encarar desafios e dificuldades com otimismo e paciência.

Boa comunicação em inglês – a St. Paul’s School é uma escola internacional britânica e o currículo acadêmico é ensinado quase que totalmente em inglês. Os candidatos já terão contato com o idioma desde as primeiras etapas do processo seletivo – por exemplo, já na inscrição o aluno deve escrever uma redação e gravar um vídeo se apresentando em inglês. O participante do processo não precisa necessariamente ser fluente na língua, mas deve ter bom conhecimento da língua para poder se comunicar com clareza e segurança no idioma.

Organização – a gente já comentou aqui que o Programa de Bolsas de Estudos tem um processo seletivo com várias etapas ao longo de até 18 meses. O candidato – e também seus responsáveis – precisam estar atentos aos materiais e documentos exigidos, aos prazos do processo e manter pontualidade para os compromissos que podem surgir, como avaliações, entrevistas e aulas. E quem passar para a fase do curso preparatório fará um curso de inglês e terá algumas atividades para desenvolver em casa. Por isto a organização é uma habilidade importante e precisa estar afiada!

Sabemos que concorrer a uma bolsa de estudos pode trazer muitas expectativas e ansiedade, mas vale destacar que quando um processo seletivo é feito pelo aluno com atenção, cuidado e carinho, pode deixar aprendizados para a vida toda. Se você está se preparando para se inscrever em nosso processo seletivo, esperamos que estas dicas te ajudem a encarar esta oportunidade com mais confiança e motivação!