Que o programa de bolsas da Fundação St. Paul’s oferece a oportunidade única de ingressar na St. Paul’s, uma escola com currículo internacional britânico, você já sabe. Mas o que significa fazer parte desta comunidade? Qual o tamanho da oportunidade de estudar em uma escola com uma educação diferente do modelo brasileiro? Conversamos com o professor e mentor dos bolsistas (Scholarship Mentor), Mr Augusto Neto, para saber mais sobre o assunto.

O que torna uma educação internacional diferente da educação tradicional brasileira?
Mr Augusto Neto:
Eu acho que o grande fator de uma educação internacional é que ela é capaz de transformar um aluno em alguém pronto para o mundo durante os seus anos escolares. Então, um aluno que vivenciou a educação internacional é aquele que geralmente vai falar duas ou três línguas diferentes, que já está pronto para agir em presença global usando o inglês, de repente também usando uma terceira língua que ele veio a aprender. Isso faz muita diferença.

Também pensando na transição natural de escola para universidade, a escola internacional já possui todos os mecanismos para que o estudante faça essa transição de forma mais fácil. Assim, é possível sair de uma escola internacional no Brasil e acessar uma universidade nos EUA, no Canadá, no Reino Unido, na Europa etc. Um exemplo clássico é que um aluno que se forma no segundo grau aqui no Brasil, com o diploma de Ensino Médio, não consegue acessar a universidade no Reino Unido com entrada direta, é necessário primeiro fazer um ano de preparação para depois entrar na universidade. Mas se esse aluno vem de uma escola internacional, como a St. Paul’s, que oferece as qualificações requeridas, como o IGCSE, o IB ou o AP, por exemplo, ele já consegue entrar direto para o primeiro ano universitário. sem fazer um ano de preparação.

Outra situação que ocorre em muitos países, em Portugal, por exemplo, é um programa chamado Ano Zero, para alunos brasileiros que se formaram em escolas brasileiras. Já quem vem de escolas internacionais não precisa passar pelo Ano Zero, seja em Portugal, na Holanda ou em outros países europeus, por exemplo.

Quais vantagens o currículo internacional agrega a um estudante brasileiro?
Mr Augusto Neto: Eu acho que não só ao estudante brasileiro, mas a qualquer aluno no mundo que esteja numa escola internacional, que tenha essa visão não insular, que olha para o mundo, a grande vantagem é já estar pronto para aquilo que o mundo é hoje em dia. Por mais que o mundo tenha suas barreiras e fronteiras, essas fronteiras hoje estão muito mais nos mapas e Atlas do que na realidade. O mundo hoje precisa de adultos ou jovens adultos que sejam móveis, capazes de mover, de mudar entre países e localidades, entre realidades. A escola internacional, que geralmente vem acompanhada de um grupo internacional de alunos, mesmo que esteja aqui em São Paulo, e a companhia desses colegas de outras nacionalidades prepara o aluno para interagir no mundo globalizado, cada vez mais rapidamente, e de forma cada vez mais eficiente também.

As inscrições para o programa de bolsas da Fundação St. Paul’s com ingresso na St. Paul’s em agosto de 2024 estão abertas! Confira todos os detalhes, o regulamento e o formulário de inscrição em nosso site. Não perca esta oportunidade, o prazo de inscrição termina às 17h do dia 13 de março de 2023.