Durante as férias, alguns dos nossos bolsistas da Fundação St. Paul’s também participaram de cursos em universidades ao redor do mundo. Compartilhamos a experiência de dois de nossos bolsistas, Claudia e Enzo, em um post anterior, e desta vez iremos nos aprofundar nas aventuras de Gregório e João Gabriel no Reino Unido.

João Gabriel foi para Oxford, uma das universidades mais antigas do mundo, para se aprofundar em uma grande paixão sua: a matemática! Durante o programa, João aprendeu mais sobre conceitos matemáticos como Topologia, Teoria dos Grupos e Teoria dos Números. Ao longo do curso, ele teve que fazer duas apresentações e explicar esses temas complexos de forma simplificada para um público que não os conhecia.

João afirma que a experiência do curso de verão (considerando as estações do ano no hemisfério norte) “me trouxe perspectivas que eu jamais teria antes, me colocando muito mais próximo de meus objetivos. Este convívio com o professor e os diversos conselhos que recebi me mostraram que o sonho de estudar em uma grande faculdade na área de matemática não é algo tão distante.”

Além de ser uma experiência imersiva que permite aos alunos aprofundar os estudos na sua área de interesse, o curso de verão é também um intercâmbio cultural com estudantes de todo o mundo. João sentiu-se muito bem recebido no seu programa, com alunos de países como Índia, Canadá, Azerbaijão e Itália. Para ele, “me proporcionou uma maior visão de mundo, onde pude compreender melhor outras culturas e compartilhar um pouco dos meus costumes com pessoas do resto do mundo. O curso de verão me trouxe diversas amizades que, certamente, guardarei para minha vida e que foram extremamente difíceis de me despedir”.

Ser tão bem acolhido por pessoas de diversas nacionalidades (Índia, Holanda, Canadá, Azerbaijão, Itália e entre muitas outras) me proporcionou uma maior visão de mundo, onde pude compreender melhor outras culturas e compartilhar um pouco dos meus costumes com pessoas do resto do mundo. De fato, o Summer Course me trouxe diversas amizades que, certamente, guardarei para minha vida e que foram extremamente difíceis de me despedir,

Ele também pôde explorar a cidade de Oxford, assim como Londres, se conectando com seus novos amigos, praticando esportes e se divertindo! João recorda que “essas duas semanas que passei em Oxford foram a melhor experiência que tive na minha vida. Ver algo que parecia tão distante algum tempo atrás se realizar é um sentimento de muita felicidade para mim e minha família.

In his visit to London, Gregório got to watch the Lion King musical!
« de 8 »

Quanto a Gregório, ele passou a segunda metade das férias de verão em Folkestone, Inglaterra, fazendo um curso de relações internacionais em Earlscliffe, escola reconhecida pela UNESCO. Durante as duas semanas, Gregório fez amigos de todo o mundo e também conheceu a Inglaterra, visitando cidades como Ashford, Londres e Chertsey.

Gregório conta que “Meus professores eram todos educadores super capacitados e que podem ser citados como referência naquilo que fazem, elemento que fez com que minha experiência fosse muito mais rica. Também, acredito que contar com colegas que estavam tāo animados para aprender quanto eu, foi fator determinante na troca de conhecimentos e no sucesso atingido em todos os projetos desenvolvidos ao longo das duas semanas de curso.”

Assim como João, Gregório também destaca o aspecto cultural do curso: “fiz amizade com pessoas de vários lugares do mundo como Japāo, China, República Tcheca, Albania, entre outros. Essas interações me possibilitaram aprender sobre o funcionamento de diferentes sociedades em diferentes lugares do mundo, fator que abriu a minha cabeça e contribuiu para mais um grande passo na direçāo de se tornar um cidadāo global”

Por causa de relatos especiais e edificantes como esses, a Fundação St. Paul’s apoia e financia os cursos de verão para nossos bolsistas. Essas experiências contribuem para sua formação acadêmica e pessoal. Saiba mais como apoiar nosso trabalho e nos ajudar a cultivar novas histórias como estas aqui.