O ano letivo acaba de começar para os alunos da St. Paul’s School e também é a primeira vez que nossos 11 novos bolsistas entram na escola como Pauleans e não mais candidatos à bolsa. O início de qualquer ciclo traz ansiedade, demanda habilidades de adaptação e exige atenção especial. Pensando nisso, a Fundação St. Paul’s, em conjunto com a St. Paul’s School, promove medidas para melhor apoiar nossos bolsistas na sua integração à nova comunidade.

Os nossos novos alunos são apresentados aos seus tutores e Heads of Year logo antes do início do ano acadêmico, numa sessão especial da St. Paul’s destinada a todos os novos alunos do Senior School. Eles têm conversas individuais com seus tutores, que os apoiarão durante todo o ano letivo, e têm a chance de fazer um tour pela escola

Cada novo aluno na St. Paul’s School tem um “anjo da guarda” – um aluno de sua turma que seja veterano e que vai ajudá-lo a entender melhor a rotina e o ambiente escolar, além de acolhê-lo e dar suporte à socialização no colégio. A Fundação St. Paul’s, inspirada por essa iniciativa, desenvolveu o sistema de Buddy Family – família amiga – em parceria com o PTA (Parents and Teachers Association, a Associação de Pais e Mestres). Cada nova família terá uma buddy family que já está na escola há alguns anos, para ajudar a integrar os bolsistas e seus pais à comunidade escolar e também explicar elementos da escola que ainda sejam estranhos às novas famílias.

Para todos os bolsistas, novos ou já matriculados, a Fundação promove um churrasco especial no início de cada ano letivo. A próxima edição acontecerá nas próximas semanas e é uma oportunidade festiva para todos os bolsistas e suas famílias se conhecerem, engajarem e desfrutarem de um delicioso almoço juntos!

Os alunos da Fundação St. Paul’s também recebem atenção especial do time de Educação Socioemocional (SEL) da St. Paul’s School. Ao longo do ano acadêmico eles têm sessões individuais e em grupo sobre bem-estar, adaptação e saúde mental com a equipe.

Todas essas ações fazem parte do Programa de Bolsas de Estudos e da St. Paul’s School no cuidado aos novos alunos. Este conjunto de iniciativas reforça o senso de pertencimento e promove a escuta ativa entre os bolsistas e com a escola e a fundação, elementos muito importantes para a integração dos alunos. “Para que o bolsista tenha uma jornada bem-sucedida na escola, ele deve sempre ser visto como um ser integral, muito além do acadêmico, e o olhar deve ser cuidadoso na sua socialização com os outros alunos da St. Paul’s”, afirma Ana Paula Rosas, coordenadora de comunicação e processos seletivos da Fundação St. Paul’s.