Dentre os 18 meses do processo seletivo do nosso programa de bolsas, uma fase se destaca como a mais esperada pelos candidatos: o curso preparatório, conhecido como prep course. Hoje trazemos mais detalhes sobre esta etapa imersiva do programa, que funciona como uma ponte entre os concorrentes à bolsa e a St. Paul’s School.

Antes de falarmos do curso em si, vale relembrar como os candidatos chegam até este momento – e já são vários desafios vencidos até o início das aulas preparatórias! Após o encerramento das inscrições os alunos passam por uma triagem que avalia minuciosamente todo o material e informações enviados na candidatura. Os aprovados neste primeiro corte visitam a St. Paul’s para realizar provas de aptidões cognitivas e na língua inglesa. Os mais bem colocados nestes testes avançam para as entrevistas individuais, em que conversam com membros da coordenação da escola e podem falar mais sobre seu perfil, motivação, interesses e habilidades. E aí – após mais uma seleção – será formada a turma do curso preparatório. O número de candidatos nesta fase varia um pouco ano a ano entre cerca de 20 a 30 estudantes.

A estrutura do prep course

O prep course dura um ano, dividido em dois semestres acadêmicos. A primeira parte, que começa em agosto e vai até dezembro, inclui sessões semanais em inglês na St. Paul’s School com professores da escola e um semestre de aulas online na Cultura Inglesa. Ao final, acontece uma seleção de candidatos que avançarão para a outra metade do curso.

No segundo semestre, de fevereiro a maio do ano seguinte, os alunos que foram aprovados aumentam a frequência de visitas à St. Paul’s School. Eles vêm três vezes por semana para assistir a aulas de diversas disciplinas, ministradas por professores voluntários da escola. Os encontros são conduzidos majoritariamente em inglês e ocorrem à tarde, após o dia acadêmico (encerrado às 15h15). Além das aulas, os alunos participam de sessões com membros da liderança do colégio, com o time de Social and Emotional Learning, e podem inclusive conhecer os atuais bolsistas e outros alunos da St. Paul’s.

Segundo Ana Paula Rosas, coordenadora de comunicação e processo seletivo da Fundação St. Paul’s, esta fase dura mais tempo para que permitir um aprendizado mais profundo sobre a oportunidade a que o candidato está concorrendo. “O curso conecta o candidato e a escola de modo que um conheça melhor o outro. Não é só sobre a escola escolher o aluno, mas ele entender se este ambiente combina com ele e escolher – ou não – a escola.”, diz.

Além da sala de aula

Ana Paula explica que o prep course é pensado para atingir também outros objetivos. “É uma experiência de imersão na língua inglesa, na escola e na comunidade em torno da St. Paul’s. Há um intercâmbio cultural e uma troca intensa que ajuda o candidato a se desenvolver não só academicamente, mas também em suas habilidades interpessoais e socioemocionais. Há conexões que se expandem além do campus da escola e do período do curso”, diz.

Durante esse período e concomitante ao curso, a Fundação conduz entrevistas feitas por uma psicóloga para conhecer melhor o perfil do aluno e suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, assim como conhecer mais sobre a família. Os participantes do processo também recebem a visita de uma assistente social, para conhecer o ambiente familiar, estrutura e apoio que o candidato possui.

Candidatos também podem usufruir de diversos recursos do colégio, incluindo a biblioteca, e são estimulados a emprestarem livros e conhecerem o acervo de cerca de 30 mil títulos.

Por ser um período em que os alunos podem frequentar a escola, aprender mais sobre a educação britânica e experimentar o currículo internacional oferecido pela St. Paul’s, o curso preparatório é um momento muito esperado. Todos os alunos que concluem esta etapa recebem um certificado que celebra sua dedicação e crescimento ao longo do ano. Considerando o desempenho no prep course e resultados das avaliações feitas ao longo do processo seletivo, a Fundação St. Paul’s seleciona em junho os candidatos que se tornarão bolsistas na St. Paul’s School.