O Programa de Bolsas da Fundação St. Paul’s oferece oportunidades que vão muito além da chance de estudar na escola internacional St. Paul’s School. Os bolsistas também podem abrir outras portas ao longo de sua jornada acadêmica e, entre elas, está o Harvard MLAB – programa destinado a jovens de baixa renda que os conectam com estudantes de Harvard. Duas de nossas bolsistas tiveram a chance de participar desta iniciativa e, abaixo, contam mais sobre suas experiências.

Desde 2012, o Programa de Mentoria e Aquisição de Idiomas no Brasil (MLAB), liderado pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard nos EUA, oferece mentorias individuais que ajudam jovens brasileiros de baixa renda a desenvolverem confiança, pensamento crítico e habilidades na língua inglesa. O programa oferece uma oportunidade enriquecedora para os jovens aprenderem com colegas mais velhos, expressarem interesses comuns e trocarem experiências. A Fundação St. Paul’s conseguiu conectar duas de nossas bolsistas – Letícia e Analú – para participarem do programa.

No MLAB, os alunos tem encontros virtuais individuais com seus mentores, e também um período de encontros presenciais em São Paulo. A programação incluiu um retiro de três dias para interação de todo o grupo no interior de São Paulo, junto à natureza, e de atividades culturais, como o ensaio de uma escola de samba e a visita à Galeria de Artes de Paraisópolis. Para Analú, esse foi o melhor momento do programa, pois “fomos capazes de ter um contato intimista com os outros participantes e conhecer um pouco mais sobre a minha própria cidade e país”.

A respeito dos encontros individuais, Analú destaca também como levou essa como uma oportunidade para aprender mais a respeito do processo de admissão em uma universidade fora do país. “Um dos meus objetivos centrais para participar do programa foi a oportunidade de fazer questionamentos sobre o processo de aplicação para faculdades no exterior, e tirei proveito dessas reuniões mais próximas com minha mentora para conversar sobre essa experiência”.

Já para Letícia, a experiência serviu para expandir sua visão de mundo. “Por ter contato com alunos do exterior – de uma escola tão renomada quanto Harvard – e poder conversar com eles cara a cara, foi uma experiência que deixou claro para mim que as oportunidades fora do Brasil não estão tão longe quanto parecem”. Além de se conectar com estudantes internacionais, ela também pôde conhecer a história e batalhas de outros nove estudantes brasileiros que participam do MLAB.

Ela acrescenta também que “[o programa] me ensinou a “correr mais riscos”, e a tentar – pela primeira vez ou não – aquilo que é diferente, ou que você normalmente nem consideraria fazer.”

Experiências como essas reforçam como a bolsa de estudos é transformadora na vida de nossos alunos. Este trabalho só é possível por conta do esforço conjunto da Fundação St. Paul’s e de nossos doadores. Para saber mais sobre nossa missão e como nos apoiar, visite nosso site.