Depois de um semestre de imersão em inglês com aulas na St. Paul’s School e na Cultura Inglesa e muita dedicação de nossos candidatos, começa a segunda etapa do curso preparatório, como parte do processo seletivo da Fundação St. Paul’s. Neste novo semestre, a experiência imersiva é ampliada: os candidatos a bolsas de estudos começam a se aprofundar nas diversas disciplinas do currículo internacional da St. Paul’s School.

Professores voluntários da escola ministram aulas de diversos assuntos três vezes por semana (às terças, quartas e quintas-feiras), sendo a maior parte em inglês. Isto ajuda a familiarizar os candidatos com a didática da escola, a abordagem educacional e o tipo de conteúdo que é trabalhado dentro da St. Paul’s. É durante esse momento que os candidatos conseguem entender também se o perfil da escola está de acordo com suas expectativas, sonhos e objetivos para o futuro.

Os alunos já se mostraram cheios de energia nesta primeira semana de aulas preparatórias e compartilharam um pouquinho do que sentem sobre o curso: entusiasmo, alegria e uma certa ansiedade com o que deve vir nas próximas sessões do semestre.

Enquanto aguardam o horário de aula, às 15h30, os candidatos ficam na biblioteca da escola, e a equipe do Learning Resource Centre contou para nós sobre como tem sido receber os alunos no espaço. A coordenadora Natalia Leoni diz que eles aproveitam bastante as obras disponíveis: “Chama nossa atenção que eles têm muito interesse no acervo, em pegar coisas novas e diferentes, e transparece que estão muito felizes de estarem aqui e participar do curso”, diz. “Os alunos são muito educados e interessados, vários deles pegam vários livros e gostam de conversar sobre o que estão lendo. É muito positivo tê-los aqui, gostamos muito da presença deles no espaço”, complementa a bibliotecária Hadassa Itepan. A assistente Larissa Santos destaca a interação dos alunos da fundação com os atuais alunos da St. Paul’s. “O engajamento da comunidade de alunos com os candidatos parece promissora. Já vimos vários pauleans curiosos e interagindo espontaneamente com eles de maneira positiva”.

Durante todo o período de duração do curso os estudantes serão avaliados e acompanhados de perto por nossa equipe, sempre com o objetivo de proporcionar a melhor experiência de aprendizagem. O curso preparatório vai até o final de maio e terá também provas no meio e fim do semestre acadêmico.

Além da equipe de professores da St. Paul’s, que atua no acompanhamento pedagógico da turma, contamos também com a ajuda de outros profissionais que complementam o processo seletivo. Ainda durante este semestre, os candidatos e seus familiares vão conversar com profissionais de assistência social e de neuropsicologia, para avaliar a estrutura e apoio do ambiente famíliar e o perfil socioemocional e psicológico do candidato.

Os candidatos deste processo seletivo concorrem a bolsas de estudos para ingresso na St. Paul’s School em agosto de 2023.