Segunda das cinco etapas de nosso Processo Seletivo, o Assessment Day da Fundação St. Paul’s envolve um dia de testes com os nossos candidatos dentro da St. Paul’s School. Assim como as demais, trata-se de uma etapa eliminatória.
Nesse dia, a escola recebe os candidatos aprovados na seleção inicial após envio da inscrição e suas famílias. Os alunos fazem duas provas: o Cognitive Abilities Test 4 (CAT4) e o New Group Reading Test (NGRT), ambos feitos através de tablets ou computadores. Essa etapa ocorre presencialmente e é a primeira vez que os candidatos visitam a escola, sendo um momento de bastante expectativa.
O CAT4, adotado no mundo todo por diversos estabelecimentos na área da educação, é uma avaliação de habilidades cognitivas – raciocínio verbal, não verbal, quantitativo e espacial – e sua importância é trazer uma análise precisa do desempenho potencial do aluno. Isso significa que, mais do que avaliar o que o aluno sabe, esse teste permite inferir as áreas em que ele precisa de ajuda e aquelas em que ele tem potencial para prosperar.
Já o NGRT mede as habilidades de leitura dos alunos na língua inglesa. Ele é particularmente útil para identificar a capacidade e possíveis dificuldades no preenchimento de frases e compreensão geral do texto. Desse modo, ele testa não apenas o potencial dos alunos em decodificarem o que leem, mas também se eles também compreendem e aplicam o significado.
Os resultados desses testes oferecem dados que ajudam a Fundação e a escola a oferecer o suporte necessário e personalizado àquele aluno, se ele vier a se tornar bolsista na St. Paul’s School.
Esses testes são realizados pela escola em seu processo regular de ingresso de alunos. A gerente de Admissões da St. Paul’s, Verena Ferreira, afirma: “Como recebemos estudantes de várias escolas diferentes, o teste não é baseado em um conteúdo a ser estudado, e sim em entender como é o raciocínio do aluno. Isso vale para todos os estudantes que recebemos – não só para os candidatos da Fundação”.
Enquanto os candidatos realizam as provas, seus familiares tiram dúvidas sobre o processo com o time da Fundação. Esse é o primeiro acolhimento dos pais, que sempre chegam cheio de expectativas e gostam de saber mais sobre as possíveis futuras fases do processo.
O Assessment Day é uma parte importante de um Processo Seletivo meticuloso e que analisa as habilidades e dificuldades dos alunos de forma individual, durante toda sua trajetória como candidato e possível bolsista. Para saber mais sobre o Programa de Bolsas de Estudos da Fundação St. Paul’s e as etapas de seleção, visite nossa página dedicada ao assunto.