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Na St. Paul’s School, o aprendizado vai muito além da sala de aula, tanto dentro quanto fora do campus. Viagens educacionais e excursões são parte essencial do currículo, oferecendo aos alunos experiências práticas, culturais e sociais que ampliam significativamente sua formação. 

As atividades externas fazem parte da rotina escolar desde o Form 2 até o Upper 6th. Segundo a Mrs Ana Carolina Belmonte, Assistant Head of Educational Inclusion and Enrichment, ao longo dos sete anos do Senior School, cada estudante participa, em média, de três a cinco atividades externas por ano – desde visitas “bate-e-volta” até expedições de vários dias. 

“Essas experiências são transformadoras na formação dos nossos alunos, já que longe do ambiente habitual da escola, os alunos aprendem a colaborar, lidar com desafios e fortalecer laços com colegas e professores”, complementa Mrs Belmonte. Viagens e excursões são momentos valiosos para o desenvolvimento social e emocional dos estudantes, que são fatores extremamente importantes tanto no aspecto pessoal quanto profissional.

Essas vivências também conectam teoria e prática: conceitos de história ganham vida em sítios arqueológicos, por exemplo, e temas de cidadania são explorados em conferências como o Model United Nations (MUN). “Nas conferências de MUN, os alunos conhecem novas culturas, debatem com respeito e aprendem a valorizar opiniões distintas”, adiciona Ms Belmonte. 

Além do aspecto acadêmico, as excursões desenvolvem diversas competências interpessoais. Viagens esportivas, por exemplo, ensinam muito mais do que técnica: cultivam resiliência, espírito de equipe e respeito. O programa Duke of Edinburgh Award é uma das iniciativas da St. Paul’s School que também exemplifica isso, promovendo o desenvolvimento de habilidades como liderança, empatia e resiliência por meio de expedições e desafios práticos. Ao vivenciar situações reais fora da escola, os estudantes aprendem a colaborar, enfrentar obstáculos e crescer pessoalmente. 

“São nessas experiências que vejo, com clareza, a essência da educação transformadora que buscamos oferecer: uma formação que une aprendizado, convivência e descoberta”, afirma Ms Belmonte. Assim, as atividades externas se tornam parte essencial de uma educação completa e significativa, alinhada aos valores de uma instituição que busca prepará-los para os desafios do mundo contemporâneo. 

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