No Programa de Bolsas da Fundação St. Paul’s, nossos bolsistas têm a oportunidade não só de receber uma educação excepcional, mas também de ampliar seus horizontes. Uma dessas oportunidades é a chance de participar de cursos de verão durante o período de férias. Neste post, recapitulamos as experiências enriquecedoras recentes de três de nossos bolsistas: Catarina, Giordano e Summer, que embarcaram em diferentes jornadas acadêmicas no mês passado.
Curso de Tecnologia e Liderança de Catarina no Brasil
Catarina participou de um curso de Tecnologia e Liderança de uma semana, organizado pela Universidade Inteli em parceria com o Google Brasil, que focou em negócios, tecnologia educacional e inovação. O curso proporcionou a ela uma compreensão aprofundada sobre empreendedorismo, público-alvo e análise de benchmarking. Além disso, Catarina desenvolveu várias habilidades interpessoais, incluindo criatividade e oratória.
Durante o curso, ela colaborou com colegas de diferentes partes do Brasil, expandindo sua rede de contatos e aprendendo com as diferentes perspectivas. Um dos destaques da experiência foi o projeto em grupo, no qual a equipe de Catarina desenvolveu um site para promover o curso Google For Education sobre IA. Catarina foi escolhida para apresentar o projeto a um representante do Google na América Latina, impressionando a banca avaliadora tanto com o site quanto com sua apresentação. Refletindo sobre a experiência, ela disse: “Os dois momentos mais divertidos do curso foram a apresentação e conhecer novas pessoas, o que enriqueceu minha experiência. Este curso superou minhas expectativas! Sou muito grata à Fundação St. Paul’s por esta oportunidade inesquecível.”
Imersão Acadêmica de Giordano em Yale
Giordano passou duas semanas na prestigiosa Universidade de Yale, em Connecticut, EUA, onde foi imerso em um ambiente acadêmico intenso. O programa incluiu várias palestras, aulas e seminários que lhe proporcionaram uma experiência como pesquisador. Giordano achou as aulas particularmente impactantes, compartilhando: “Assistir a um professor ministrar uma aula é mais do que expandir seu próprio conhecimento na área; é também entender mais sobre ser pesquisador, pois a aula de 90 minutos reúne anos de prática, ensino e dedicação.”
Ao final do curso, Giordano apresentou um estudo sobre a história da Bossa Nova, um tema que ele escolheu. Ele também participou do “Capstone Project”, onde seu grupo explorou a viabilidade da colonização de Marte e apresentou suas descobertas sobre o melhor sistema de propulsão para um foguete interplanetário. Além dos desafios acadêmicos, Giordano também valorizou a oportunidade de praticar suas habilidades em inglês e interagir com colegas de todo o mundo. Ele destacou: “Durante as pausas para o almoço, café da manhã e jantar, no meu tempo livre visitando museus e conhecendo a cidade, pude praticar meu inglês e aprender mais sobre arte, história e os países de onde meus colegas eram.”