fbpx

O processo seletivo da Fundação St. Paul’s é uma oportunidade única para alunos que buscam uma educação de excelência. No entanto, existem alguns critérios fundamentais para inscrição e seleção que todos os candidatos devem observar. Neste post, vamos detalhar cada um desses critérios para ajudar você a entender melhor como funciona o processo e o que é necessário para participar. 

Estar regularmente matriculado em escola pública ou privada 

Um dos requisitos fundamentais para participar do processo seletivo é que o aluno esteja regularmente matriculado em sua escola atual, com boa frequência e bom desempenho acadêmico. O aluno deve apresentar documentos que comprovem isto, como o boletim com as notas completas do ano.  

Ter no mínimo 11 e no máximo 14 anos de idade 

O processo seletivo da Fundação St. Paul’s é voltado para alunos que estejam entre 11 e 14 anos de idade, ou seja, aqueles que estão entrando ou já estão no Ensino Fundamental II. Esta faixa etária nos permite observar melhor a motivação e resiliência do aluno, ao mesmo tempo em que neste estágio de desenvolvimento ele entende melhor o processo e a oportunidade. Além disso, a partir dos 11 anos, os alunos já possuem uma base de inglês mais sólida, o que facilita a adaptação ao currículo da escola majoritariamente em inglês. Além disso, os últimos anos na St. Paul’s são focados em dois diplomas: o IGCSE e o IB, que requerem uma preparação completa. Por esse motivo, novos bolsistas devem entrar nos anos anteriores ou de início destes diplomas 

Ter bom conhecimento da língua inglesa 

Embora não seja exigida fluência no inglês npara participar do processo, é essencial que o aluno tenha confiança para se comunicar e compreender o idioma. As aulas na St. Paul’s são ministradas em inglês, então o candidato deve apresentar uma base sólida para responder à preparação oferecida, acompanhar o conteúdo e se expressar de forma eficiente.  

Ter renda familiar bruta que comprove que a família não poderia arcar com os custos da escola St. Paul’s 

A Fundação St. Paul’s oferece bolsas integrais que cobrem não só as mensalidades, mas também uniformes, materiais escolares, atividades extracurriculares e outras despesas. Para garantir que a bolsa seja destinada a quem realmente precisa, os candidatos devem comprovar que a renda familiar não é suficiente para arcar com os custos integrais de estudar na St. Paul’s. Cada caso é avaliado individualmente, considerando o contexto econômico da família. 

Talento especial em música, artes, teatro ou esportes é uma vantagem (não é obrigatório) 

Embora a bolsa não seja destinada apenas para alunos com talentos em áreas específicas, como música, artes, teatro ou esportes, demonstrar habilidades em uma dessas áreas pode ser um diferencial. No entanto, isso não é obrigatório, e o mais importante é o potencial acadêmico, a motivação e o compromisso do aluno com os estudos. 

Morar em São Paulo ou Grande São Paulo, a uma distância de até uma hora e meia da escola St. Paul’s 

Para que o aluno consiga se dedicar aos estudos, de uma escola semi-integral, atividades extracurriculares e ter tempo para lazer e convivência familiar, é necessário que ele resida a uma distância viável da escola. Esse critério garante que o aluno consiga manter uma rotina equilibrada e não passe excessivo tempo em deslocamento, o que poderia prejudicar seu desenvolvimento. 

Ter atitude, determinação e comprometimento com seus estudos 

Participar do processo seletivo e, posteriormente, ser aluno da St. Paul’s é um desafio que exige muita dedicação. O aluno passará por currículos exigentes e uma nova rotina intensa, por isso, comprometimento, determinação e resiliência são qualidades essenciais e que continuarão a ser trabalhadas ao longo da sua jornada escolar na St. Paul’s. A escola apoia os alunos em questões socioemocionais, mas também enxergamos que o processo seletivo é o momento de também avaliar não além do desempenho acadêmico, a atitude do aluno diante dos desafios. 

Para mais informações sobre o processo e como você pode se inscrever, visite o site da Fundação St. Paul’s. 

Share with your friends!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *