Na Fundação St. Paul’s, acreditamos em uma abordagem holística para o desenvolvimento dos alunos, levando em consideração tanto suas habilidades acadêmicas quanto interpessoais. Nosso processo seletivo busca identificar não apenas o potencial acadêmico, mas também valores essenciais como resiliência, motivação, garra, curiosidade e gentileza. No entanto, sabemos que tanto o processo de seleção quanto a rotina acadêmica exigente da St. Paul’s School podem apresentar desafios para os alunos.

Por essa razão, a Fundação oferece métodos de apoio e acompanhamento socioemocional tanto para candidatos quanto para bolsistas. Durante o Processo Seletivo, a equipe de Social and Emotional Learning (SEL) da escola atua em diversos momentos – por exemplo, fazendo parte das entrevistas individuais e conduzindo sessões de Wellbeing no Prep Course. Os candidatos também passam por avaliações psicológicas realizadas por uma psicóloga parceira e pelo time de SEL, garantindo uma análise mais abrangente do seu bem-estar. Além disso, uma assistente social visita o candidato para observar como a família oferece apoio e como trabalham a inteligência emocional do estudante.

Quando o candidato é aprovado e se torna bolsista, esse acompanhamento continua de forma regular com encontros individuais e em grupo, com a equipe de SEL. Esse suporte está disponível para todos os alunos da St. Paul’s School que apresentem questões nos aspectos emocionais, de socialização ou de saúde mental.

Além disso, os professores e tutores desempenham um papel fundamental no cuidado dos alunos. Os tutores, que acompanham de perto tanto o desempenho acadêmico quanto o desenvolvimento socioemocional dos alunos, têm uma visão ampla sobre as necessidades de cada estudante.

Os encontros em grupo, moderados pela equipe de SEL, também desempenham um papel importante na integração dos bolsistas. Esses momentos permitem que os alunos compartilhem suas experiências, identifiquem-se com os desafios enfrentados por seus colegas e desenvolvam uma rede de apoio mútuo. Isso se faz ainda mais relevante num contexto em que todos os bolsistas passaram por processos semelhantes no ingresso à escola e possivelmente compartilham vivências comuns.

Este conjunto de iniciativas nos ajuda a assegurar que nossos candidatos e bolsistas da St. Paul’s School possam se sentir acolhidos e bem-preparados para enfrentar os desafios, tanto do processo seletivo quanto da rotina acadêmica. Enquanto autora de um Programa de Bolsa de Estudos que enxerga o aluno com suas nuances, complexidades e processos de crescimento, a Fundação St. Paul’s considera que o apoio socioemocional é um pilar essencial no desenvolvimento do ser humano e de um ambiente escolar mais saudável e inclusivo.