O Curso Preparatório do Processo Seletivo 2023-2024 chegou ao fim nessa quinta-feira. Desde agosto do ano passado, os participantes embarcaram em uma jornada intensiva de aprendizado e desenvolvimento.

No primeiro semestre, a ênfase foi no estudo da língua inglesa, com aulas na Cultura Inglesa acompanhadas por sessões na St. Paul’s uma vez por semana. No segundo semestre do curso, mais denso, de fevereiro a maio desse ano, os alunos puderam ter aulas em uma variedade de disciplinas, como Global Perspectives, Computer Science e PSHE – Personal, Social, Health and Economic Education -, esta última integrante do currículo britânico. Com mais de 60 horas de aulas apenas neste semestre, totalizando aproximadamente 77 horas ao longo do ano, o Curso Preparatório se consolida como a etapa mais intensa de nosso Processo Seletivo.

Além das aulas, o curso proporcionou diversas atividades enriquecedoras. Os alunos tiveram a oportunidade de ter aulas no laboratório de Ciências pela primeira vez, em disciplinas que não conheciam. Também conheceram os bolsistas atuais da Fundação, e puderam acessar todo o acervo da biblioteca da St. Paul’s School — e chegaram até a escrever resenhas dos livros! Também conversamos com os pais dos candidatos para prepará-los a respeito dos próximos passos em nosso processo.

Além do perfil acadêmico, o Curso Preparatório ajuda a moldar habilidades interpessoais e promover o desenvolvimento de características como independência, resiliência e organização. Seu impacto transcende a bolsa de estudos, beneficiando até mesmo aqueles candidatos que não se tornam bolsistas.

E agora?

O próximo passo no Processo Seletivo 2023-2024, com o fim do Curso Preparatório, é a escolha final do bolsista. A Fundação, junto da escola, conduzirá uma análise meticulosa de todas as informações coletadas ao longo do processo, incluindo avaliações psicológicas, visitas da assistente social e feedback qualitativo e quantitativo dos professores. Os resultados serão anunciados na terceira semana de junho.

E para aqueles que estão ansiosos para se juntar à próxima turma, o Curso Preparatório 2024-2025 está programado para iniciar em agosto. Temos 41 candidatos na atual etapa de entrevistas que serão selecionados para participar do próximo Curso Preparatório.

A dimensão e impacto de nosso processo só é possível graças ao apoio de nossos doadores, e também de toda a comunidade St. Paul’s. Professores, alunos e funcionários participam e contribuem para que o Programa de Bolsas de Estudo seja uma experiência tão rica para nossos candidatos e bolsistas.