Na Fundação St. Paul’s, nossos bolsistas não recebem apenas a oportunidade de uma educação brilhante, mas também de ampliar seus horizontes com experiências extraordinárias fora da sala de aula. Uma delas é a possibilidade de participar de um curso de férias. Vamos compartilhar as vivências enriquecedoras que alguns de nossos bolsistas tiveram aqui no Brasil no Inteli Camp e em outros summer courses fora do país.
Inteli Camp
Nove bolsistas participaram do Inteli Camp, um curso de imersão de cinco dias que oferece aos alunos a oportunidade de escolher entre duas trilhas: Empreendedorismo ou Tecnologia. Durante o programa, os participantes formam grupos dentro de suas trilhas e são desafiados a desenvolver um projeto prático, que é posteriormente avaliado por especialistas.
Manoela Xisto, aluna do Form 5 e participante da trilha de Empreendedorismo, descreveu a experiência como “uma oportunidade de grande aprendizado”. Ela destacou o orgulho de ver seu grupo dar vida ao projeto VOXIE (A Voz do Povo), acompanhando desde as etapas iniciais de programação até a construção do storytelling. O esforço foi reconhecido com o prêmio de “Complexidade Técnica”, além da conquista do segundo lugar no ranking geral dos projetos.
Outro destaque foi o bolsista Giordano, integrante do grupo responsável pelo projeto Gramalyze. A proposta, voltada à análise de comentários para melhorar a gestão de negócios, conquistou o prêmio de melhor solução na categoria geral. “Desenvolver o produto e apresentar nosso pitch foi uma experiência muito enriquecedora”, compartilhou Giordano.
Outros alunos da Fundação, como Felipe e Valentina, também relataram a satisfação de sair da zona de conforto e de apresentar seus projetos diante de personalidades como a influenciadora Manu Cit. “Todas as etapas do projeto, desde achar insights com base na análise de dados do perfil da Manu Cit, até os retoques finais antes do pitch, foram muito gratificantes”, disse Valentina. Já Arthur enfatizou o impacto do curso no desenvolvimento de sua oratória e confiança ao falar em público.
A participação no Inteli Camp foi, para todos os envolvidos, uma experiência transformadora. Ao combinar teoria, prática e desafios reais, o curso proporcionou crescimento técnico, pessoal e colaborativo.
Cursos de Férias fora do Brasil
Outros bolsistas também aproveitaram parte de suas férias participando de cursos ao redor do mundo. Cinco alunos embarcaram em jornadas internacionais, explorando novos horizontes e enriquecendo suas experiências acadêmicas além da sala de aula.
Júlia Passos viajou até Washington para participar de um curso de ciência forense na American University. Ela descreveu a experiência como extremamente enriquecedora, destacando a oportunidade de desenvolver não apenas conhecimentos teóricos, mas também habilidades interpessoais. “Além do conteúdo técnico, o curso também focou no desenvolvimento de habilidade de liderança e trabalho em equipe que nos estimulavam a sair da zona de conforto, tomar decisões rápidas sobre pressão e aprimorar a nossa comunicação”.
Fernando também esteve em Washington, onde participou de um curso sobre inteligência artificial na Johns Hopkins University. Ele relatou que a experiência foi transformadora e acredita que será fundamental para abrir portas no futuro, assim como tem sido sua trajetória na educação oferecida pela St. Paul’s.
Fernanda e Catarina Muro foram à Oxford University, na Inglaterra. Fernanda aprofundou seus conhecimentos em arquitetura, enquanto Catarina teve a oportunidade de estudar biotecnologia, ambas vivenciando um ambiente acadêmico internacional inspirador que influenciou suas futuras decisões de carreira. “Conversei com profissionais da área que conseguiram me dar um melhor entendimento das linhas de carreira que pretendo seguir” compartilhou Catarina, que também recebeu a honra de ter seu trabalho reconhecido como o melhor escrito dentre os de seus colegas.
Cláudia teve a oportunidade de participar de um curso de economia e finanças no Barnard College, em Nova Iorque. Durante o programa, viveu experiências acadêmicas e sociais intensas, destacando a imersão cultural como um dos pontos altos. “Foi uma chance maravilhosa de conhecer pessoas de vários países, com culturas e costumes completamente diferentes dos meus. Uma verdadeira troca cultural que me marcou profundamente”, compartilhou. Ao final do curso, Cláudia recebeu uma surpresa: foi reconhecida com o melhor desempenho acadêmico do grupo, com a maior nota entre os participantes.
A realização dessas experiências transformadoras só é possível graças ao apoio daqueles que acreditam na importância da nossa missão. Cada doação recebida contribui diretamente para que nossos bolsistas tenham acesso a oportunidades de crescimento e aprendizagem dentro e fora da sala de aula que são fundamentais para que possam trilhar seus caminhos pessoais e profissionais.