A Fundação St. Paul’s entende a importância de fazer nossos novos bolsistas se sentirem acolhidos e apoiados ao iniciarem sua jornada na St. Paul’s School. Uma das práticas que desenvolvemos para garantir essa recepção é o nosso sistema Buddy Family, uma iniciativa exclusiva voltada para nossos bolsistas e suas famílias.

O que é o sistema Buddy Family?

O programa é uma tradição criada pela Fundação St. Paul’s que conecta os novos bolsistas e suas famílias com famílias voluntárias da nossa comunidade. Enquanto a St. Paul’s School tem seu próprio sistema de acolhimento — onde os novos alunos são designados a um “anjo da guarda”, um estudante que já está na escola há mais tempo e pode orientá-los durante suas primeiras semanas — nosso sistema Buddy Family amplia esse senso de pertencimento para além dos alunos, incluindo também seus pais.

Como funciona

Todos os anos, representantes da nossa Associação de Pais e Mestres (PTA) entram em contato com as famílias, solicitando voluntários para participar do sistema Buddy Family. Essas famílias voluntárias são então emparelhadas com as famílias de nossos novos bolsistas no mesmo ano no colégio. O programa é projetado para durar o primeiro ano do bolsista na escola, mas os laços formados por vezes continuam muito além desse período inicial.

Mirella, que agora é mãe de dois bolsistas da Fundação, compartilha que teve uma ótima experiência com o programa. “A ‘anjo da guarda’ da Summer escreveu para ela antes do início das aulas e a convidou para se juntar ao seu grupo de amigas. Elas têm sido amigas desde então! A buddy mom também tem sido muito solidária e já jantamos juntos com toda a família.”

O impacto do sistema de apoio

O sistema Buddy Family desempenha um papel crucial na integração de novas famílias na comunidade da St. Paul’s. Ele garante que os novatos se sintam acolhidos e apoiados desde o primeiro dia, recebendo orientações sobre as rotinas da escola, assistência com traduções para o português e um rosto familiar no ambiente escolar.

A mãe de Melissa, Priscila, compartilha que sua buddy family “tinha muita experiência e conhecimento sobre a escola e estava disponível para responder a todas as minhas perguntas. Eu me senti muito bem-vinda e, à medida que todos nos tornamos uma ‘grande família buddy‘, dispostos a ajudar uns aos outros”.

Já para Cynthia, mãe de Manoela, que agora está no Form 4, a presença da buddy family foi fundamental para ajudá-la a entender o extenso “dicionário” da St. Paul’s, formado por palavras novas como: PTA, PE, non sats, benes, pastoral… Agora, para retribuir o apoio que recebeu, a própria Manoela se tornou um ‘anjo da guarda’, ajudando outros novatos em seu processo de adaptação.

Iara Rembado, presidente do Comitê da PTA, enfatiza a importância desta iniciativa: “O sistema buddy family visa criar um ambiente agradável para as novas famílias e fazer com que se sintam parte da nossa escola. O PTA tem imenso prazer em ajudar a construir essa relação, e estamos muito orgulhosos de desempenhar esse papel na Fundação.”

Acreditamos que uma comunidade forte e solidária é essencial para o sucesso de nossos bolsistas. O sistema Buddy Family é apenas uma das muitas maneiras pelas quais nos esforçamos para criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos. Somos gratos às nossas famílias voluntárias e à PTA por sua dedicação a esta iniciativa e estamos ansiosos para ver as conexões duradouras que continuarão a crescer a partir dela.

Impressões de nossas famílias

Leia abaixo os depoimentos das famílias de nossos bolsistas sobre as buddy families:

“Com tantas novidades de estar iniciando em uma escola nova, poder contar com a Buddy Family deu uma tranquilidade imensa. Foi ótimo para a adaptação, tanto da Melissa na escola, como a minha como mãe de uma nova aluna da St. Paul’s School. A nossa Buddy Family é formada por três alunos na escola, onde dois deles são do mesmo ano que a Melissa, e uma irmã mais velha, agora no Sixth Form, então, a Mom da nossa Buddy Family tem muita experiência e conhecimento com tudo que envolve a escola e se colocou à disposição para que eu tirasse todas as dúvidas que surgissem, assim como demonstrou constante interesse em garantir que a adaptação da Melissa na escola fosse da forma mais tranquila possível, e assim foi. Ela também me adicionou aos grupos da escola no WhatsApp, onde fui super bem recepcionada e onde eu descobri que não ganhamos só uma Buddy Family, viramos uma Big Buddy Family, onde todos se ajudam. Sou muito grata a nossa Buddy Family por todo apoio e acolhimento e espero que todas as novas famílias na escola tenham essa experiência.” – PRISCILA, MÃE DE MELISSA, BOLSISTA DO FORM 2.

“Nossa experiência com a Summer foi ótima. A Angel da Summer escreveu pra ela antes de começar as aulas. Ela apresentou a Summer para suas amigas e nos primeiros dias a Summer já tinha várias amizades, às quais em dois anos continuam amigas. Elas já dormiram na casa uma da outra, vão para as festas todas juntas. A buddy mom também me enviou mensagem de apoio, e já até saímos juntos com parte da família para jantar juntos. O Lucas também teve uma boa experiência, o guardian angel dele já foi se apresentando no primeiro dia e estão sempre juntos e são amigos.” – MIRELLA, MÃE DOS BOLSISTAS SUMMER E LUCAS, LOWER 6 E FORM 1.

“Falar da minha Buddy Family é muito gratificante, desde o primeiro contato foram solícitos e nos acolheram de braços abertos nos passando muita segurança e tranquilidade com o processo de inclusão e adaptação na escola. Somos gratos pelo apoio constante e inestimável da família da Bibe (Beatriz), foi um presente conhecê-los.” – ANA CRISTINA, MÃE DO VICTOR, FORM 3.

Buddy familybuddy mom… o que significa isso, gente? E tem mais termos que vem junto com a nova escola, como: foyer, PTA, PE, non sats, benes, tutor, pastoral, head of year, IGCSE, IB…e a lista continua! Heeelp: é a palavra que me ocorre em meio à tanta novidade! E sim, esse socorro veio em forma de pessoas que se dispuseram a nos guiar em meio às novas informações, corredores, palavras, idioma estrangeiro! O meu muito obrigada a buddy mom: Monize e guardian angel: Cláudia! Vocês foram fundamentais em nossa ambientação na nova escola e neste ano, já com maior confiança e retribuindo o gesto, a minha filha, que é veterana neste ano, foi convidada a se tornar guardian angel e repassar adiante tudo o que aprendeu para os novatos de 2024!”CYNTHIA, MÃE DE MANOELA, FORM 4.